quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tomate seco no forno



































Quando a horta te dá muitos tomates faz tomate seco :) Ficam deliciosos e bem mais baratos que os de compra.
Há várias maneiras de fazer os tomates secos, eu optei por secá-los no forno, depois de os marinar um pouco.
Aqui fica a receita e vou colocar as quantidades que usei



































Ingredientes:
2 kilos de tomates pequenos
alguns dentes de alhos
sal q.b
pimenta q.b
ervas aromáticas q.b (eu usei alecrim)
azeite de boa qualidade

Começar por cortar os tomates ao meio, em sentido longitudinal.
Numa tigela colocar os tomates e temperar com pimenta, os dentes de alho, ervas aromáticas, sal, pimenta e azeite, misturar bem com as mãos.



































































Espalhar o tomate num tabuleiro e levar ao forno a uma temperatura baixa (cerca de 120 Cº) , deixar a porta do forno um pouco entreaberta (colocar por exemplo uma colher de pau) e deixar ficar algumas horas. (os meus ficaram cerca de 2h30mn).
Eles ficam mesmo bons!!!!


































Deixar arrefecer e colocá-los em frascos esterilizados e cobrir com azeite.


































































O tomate encolhe bastante, os meus 2 kilos deram para 2 frascos.

4 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!
    Eu tenho ouvido falar muito em tomate seco, mas para ser sincera nunca usei. Em que pode ser utilizado? E quanto tempo se conserva assim?
    Sempre é uma maneira diferene de aproveitar todos os tomates que me vão dando =)
    Obrigada e fico à espera da próxima partilha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês
      podemos utilizar em tantas receitas diferentes, pizzas, massas, risotto, queques salgados e até em saladas. Dá um toque muito especial e é uma boa oferta, agora que já começamos a pensar nos presentes de Natal pode ser uma excelente sugestão.
      Se os frascos estiverem bem esterilizados e os tomates bem cobertos com azeite dá para cerca de 6 meses.
      bjnhs

      Eliminar
  2. Uma boa sugestão para se aproveitar o tomate!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...